top of page

O que é o TRAIL RUNNING?

 

Entende a ATRP – Associação de Trail Running de Portugal que a abordagem deve ser abrangente e não restritiva. Desta forma o conceito adotado para as provas de Trail Running é o seguinte:

 

Corrida pedestre em Natureza, com o mínimo de percurso pavimentado/alcatroado, que não deverá exceder 10% do percurso total, em vários ambientes (serra, montanha, alta montanha, planície, etc) e terrenos (estradão, caminho florestal, trilho, single track, etc), idealmente – mas não obrigatoriamente – em semi ou auto-suficiência, a realizar de dia ou durante a noite, em percurso devidamente balizado e marcado e em respeito pela ética desportiva, lealdade, solidariedade e pelo meio ambiente.

 

 

Categorização

 

Distância

 

Entende a ATRP que nos deveremos posicionar de acordo com que é mais aceite internacionalmente. Desta forma teremos então:

 

1. Trail

 

Trail Curto: até 21,0975Km (até distância de meia maratona)

 

Trail Longo: de 21,0975Km até 42,195Km (de distância de meia maratona até distância de maratona) 2. UltraTrail Constituído por provas acima de 42,195 Km (acima de distância de maratona)

 

Nota: No caso de uma prova por etapas, considera-se a prova como sendo de Trail Ultra, se pelo menos uma das etapas cumprir esse requisito. Caso contrário será considerada uma prova de Trail.

 

2. Trail Ultra ( definições ITRA)

 

Constituído por provas acima de 42,195 Km (acima de distância de maratona)

 

 

 

 

Nota: No caso de uma prova por etapas, considera-se a prova como sendo de Ultra Trail, se pelo menos uma das etapas cumprir esse requisito. Caso contrário será considerada uma prova de Trail.

 

 

Dificuldade

 

Um dos objetivos da ATRP é melhorar o nível de informação prestado aos atletas participantes em provas de Trail.

 

Nesse sentido iremos introduzir um grau de classificação que permita de forma simples, e através de letras, identificar a natureza de cada prova em particular. Um critério completo deveria ter em conta os 3 aspetos fundamentais que permitem avaliar do grau de dificuldade de uma prova de Trail:

 

Distância

Desnível (expresso em função da distância)

Tecnicidade do terreno

 

Tendo contudo em conta que o último critério tem um elevado grau de subjectividade e que ainda há poucas provas que disponibilizem dados sobre a % de terreno técnico do percurso total, optámos por basear esta categorização apenas nos 2 primeiros critérios, sendo que em relação ao segundo, optámos pelo desnível positivo como indicador fiável de dificuldade. A aplicação desta categorização tem apenas objectivos informativos e não terá ligação directa com o sistema de pontuação dos Circuitos Nacionais de Trail. O sistema de categorização explicado

 

Critérios

 

1. Distância

 

Trail Curto – TC: até 21,0975 Km (até distância de meia maratona)

 

Trail Longo – TL: de 21,0975 Km até 42,195 Km (de meia maratona a maratona)

 

UltraTrail – UT: superior a 42,195 Km (superior a maratona) - segundo a ITRA (Associação Internacional de Trail), temos:

Trail Ultra Medio (M) : 42 km a 69 km

Trail Ultra Long (L) : 70 km a 99 km

Trail Ultra XLong (XL) : mais de 100 km

 

 

 

2. Desnível positivo acumulado versus distância total

 

Rácio: (D+acum/Distância em metros) x 100

 

Maior que 7: Extrema (E)

Entre 5 e 7: Muito difícil (MD)

Entre 3 e 5: Difícil (D)

Até 3: Moderada (M)

 

Nota: No caso de uma prova por etapas, calcula-se o grau de dificuldade considerando o somatório da distância e do desnível positivo acumulado nas várias etapas.

 

 

 

 

Os 10 Mandamentos do TRAIL

 

 

 

 

Apoios:

Organização:

Media e Running:

Parcerias:

Stores e Sponsers:

bottom of page